segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Lobos, os ancestrais daqueles que hoje chamamos de melhores amigos do homen


Os lobos-cinzentos são os ancestrais mais antigos dos cães domésticos, sendo uns dos poucos animais que sobreviveram a Era do Gelo, os lobos originalmente vieram do Pleistoceno Superior à cerca de 300 mil anos atras, quando os primeiros mamíferos terrestres e as plantas com flores tiveram as suas primeiras formas de origem.

Embora ajam várias especies e subespécies de lobos existentes no mundo inteiro, muitos pesquisadores e cientistas acreditam que só existam três especies que podem realmente ser classificados como lobos e os demais são pertencentes a classe das subespécies. Essas três raças que são classificadas como lobos são conhecidas como lobos-cinzentos, lobos-vermelhos e lobos-etíopes, sendo encontrados em diversos tipos de habitas e ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e até mesmos em algumas áreas urbanas.
Caracterizaras:
O peso e o tamanho dos lobos variam muito em todo o mundo, porem em geral, a sua altura é medida a partir dos ombros, que varia de 60 á 95 centímetros, sendo que o peso geograficamente, tem em media 25 kg para os lobos originários da Arabia, 36 kg para os lobos vindos da America do Norte, 38,5 kg para os lobos  Europeus e os lobos com mais  de 77 kg são os mais raros vindos do Alasca, Canada e a antiga União Soviética.
Muitas especies de lobos são capazes de percorrer longas distancias com uma velocidade media de 10 km por hora e são muito conhecidos por atingir uma velocidade próxima a de 65 km por hora  durante uma perseguição, sendo que as suas garras patas dianteiras são maiores que as patas traseiras e possuem um quinto dedo que é ausente nestas ultimas, isso porque sem elas não daria para ter mais impulso na hora de perseguir as suas presas ou até mesmo de dar saltos a longa distancia. Uma característica também muito conhecida é o uivo dos lobos que pode sere escutada á 1 km de distancia.
Os lobos em si tem pelos volumosos que são repartidos em duas camadas: A primeira camada é construída por pelos resistentes que repelem há água e a sujeira e a segunda camada é formada por uma pelagem densa, isolante à água que toca o seu corpo. Os sub pelos são espalhados pelo corpo na forma de grandes tufos que no final da primavera ou no inicio do verão são renovados e já que os lobos são muitas vezes animais selvagens, eles não tem que, tire os seus pelos que estão caindo de seu corpo, então muitas vezes, eles se esfregam contra objetos, como pedras e galhos, para induzir a pele a soltar os pelos antigos. Os mesmos geralmente tem a coloração cinza, independente da aparência e da coloração do revestimento exterior que varia muito do cinza ao cinza-amarronzado, que conforme a sua classe muda para a coloração branca, preta, marrom e vermelho, estas corres também muitas vezes se misturam e acabam por se tornarem um misto de preto, branco, vermelho e marrom.  De acordo com alguns exames genéticos, a cor da pelagem preta é resultado de uma mutação surgida primeiramente nos cães domésticos e mais tarde incorporada aos lobos através dos cruzamentos, sendo que as pelagens multi color não possui nenhum padrão especifico ao contrario das outras pelagens dos lobos. A cor por sua vez, reflete o ambiente aonde vivem os lobos, por exemplo: os lobos brancos normalmente vivem em áreas cobertas de neve  enquanto os lobos cinzas em montanhas e florestas.
Os lobos diferentes dos cães tem as patas maiores, os olhos amarelados, o focinho mais estreito, as pernas mais longas e os dentes que por sua vez  também maiores e mais pontiagudos, sendo uma das principais armas de caça e bem como uma de suas principais ferramentas, os dentes dos lobos são capazes de suportar 10.000 quilo pascais de pressão, isso é aproximadamente o dobro da pressão que um cão domestico pode proporcionar com a sua mandíbula. A saliva dos lobos ajuda a reduzir a infecção bacteriana nas suas feridas e acelera a regeneração dos tecidos ao serem lambidas com sua linga.
Sentidos:
Os lobos possuem uma audição muito apurada a ponte de poderem ouvir as folhas caindo no chão no outono. Outro de seus sentidos muito apurado é sua visão noturna, que ajuda a distinguir os objetos e animais ao seu redor.
Reprodução:
O acasalamento dos lobos ocorre, geralmente, entre os meses de janeiro e abril, quando os lobos reprodutores tornam-se mais carinhosos uns com os outros, sendo que, com a medida que á tensão dos lobos maduros aumenta, há alcateia em si sentem-se instados a acasalar e durante esse período, os membros líderes da reprodução, denominados de macho e femeá alfa, podem se ver forçados a dissuadir que os outros lobos se acasalem com eles. Quando a femeá reprodutora entra no cio que ocorre uma vez por ano e dura em media 5 á 14 dias, ela e seu companheiro passam um longo tempo em reclusão.
Quando as lobas entram no período de gestação, que varia de 60 á 63 dias, elas começam a procuram por uma toca aonde terão os seus filhotes e o criaram lá até que chegue a hora de ela os levarem para junto do bando. Os filhotes quando nascem pesam cerca de 0,5 kg, são cegos, surdos e completamente dependentes de sua mãe. Sendo que a femeá tem em media 5 á 6 ninhadas de filhotes por ano, que residem na toca e permanecem lá por dois meses. A mesma fica geralmente em terrenos altos, perto de uma fonte de água aberta e tem uma camará aberta no final de um túnel subterrâneo ou na encosta que pode ter alguns metros de comprimento. A partir do momento em que os filhotes começam a ver e ouvir, eles acabam por se tornarem mais independentes da mãe e iniciam o ato de exploração da área em que vivem  imediatamente e com o tempo eles vão se afastando gradualmente do local de nascimento, que vai até 1 km de distancia.  Os filhotes alem de começarem a explorar novos horizontes, eles também começam a comer alimentos regurgitados e o leite que a mãe deles ainda reproduz, e é nesta mesma época que os seus dentes de leite começam a nascer, e a partir dai a mãe não tem outra escolha a não ser desmamar os seus filhotes. Durante estas primeiras semanas de desenvolvimento dos filhos é normal que mãe permaneça sozinha com eles, porem eventualmente, a maioria dos membros do bando contribuem, de alguma forma com a criação dos filhotes. Apos dois meses os
filhotes inquietos são levados para um local de encontro, aonde eles podem permanecer em segurança, enquanto a maioria dos adultos saem para caçar, 1 ou 2 adultos ficam para trás para garantir a segurança dos filhotes. Depois de mais algumas semanas, caso os filhotes demonstrem capazes é permitido que os mesmos se juntem aos adultos na caçada, e eles tem a prioridade sobre qualquer animal caçado. Tomar parte das caçadas é uma maneira de permitir aos filhotes a pratica dos rituais de dominação e submissão, que serão essenciais para as suas futuras sobrevivências na alcateia, sendo que eles só participam das caçadas como observadores até atingirem cerca de 8 meses de idade, que sera quando os mesmo se tornarão maduros o suficiente participar das caçadas.
Os lobos geralmente atingem a sua maturidade sexual após 2 ou 3 anos de idade, que será quando muitos deles vão ser obrigados a abandonar os seus locais de nascimento e terão de procurar novos companheiros e territórios próprios para caçarem e viverem.  Muitos lobos que atingem a maturidade vivem geralmente 6 ou 10 anos na natureza, enquanto que os que vivem em cativeiro, podem atingir até o dobros da idade dos outros lobos.
Doenças:
Os lobos tem em media 50 tipos de parasitas nocivos em  seu corpo, entre eles Echinococcus, Cisticercose, Coenurus, Brucelose, Febre, Leptospirose, Carbunculo, Raiva, Trichinella Spiralis, Neospora Caninum, entre outras doenças que eles tem e podem pegar de outros animais. Muitos dos lobos quando são infectados por uma desses doenças tornam-se extremamente agressivos e podem acabar por morder varias pessoas em um único ataque, esses ataques raivosos tendem a aumentar de número na primavera e no inverno. Apesar do habito de portar doenças perigosas, há grandes populações de lobos não são infectados ou tem as suas doenças sendo transmitidas pra outros que façam algum mal para o bando e para o mesmo, porem quando eles são infectados e ficam muito doentes, eles acabam por se afastarem  de suas alcateias, para assim poderem evitar o contagio em massa.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Signos Xamanicos


Os sábios, magos, curandeiros e xamãs das tribos indígenas da America do Norte eram respeitados por todos, pois desempenhavam simultaneamente as funções de médicos, adivinhos e conselheiros. Eles dominavam a arte da comunicação com os deuses, os espíritos e com as forças da natureza, bem como os mistérios da vida e da morte.
Apesar dos indígenas respeitarem muito os outros seres que viviam a sua volta, eles mesmo assim praticavam a arte da pesca e da caça, porem mesmo caçando os animais e os comendo depois, os indígenas continuavam a respeitar esses seres vivos, afinal de contas eles tinham consciência de que sua sobrevivência dependia dessa sinergia.
Desse modo os animais eram parte do cotidiano indígena e, como tal, eles estavam ligados á simbologia espiritual trabalhada pelos xamãs das tribos.
O Horoscopo Xamânico é inspirado na caminhada magica do homem estando sempre junto ás forças da natureza.
Sendo que os arquétipos são descritos conforme a simbologia de cada animal e o seu ciclo é inspirado nos ciclos da natureza ou seja nas quatro estações e nas doze luas do meses, no caso nos doze meses.
Cada signo, corresponde a um tipo de vento que simboliza a postura interna do ser e a direção que simboliza a meta espiritual do ser, alem de outros elementos. 


Signos Xamânicos:
Ganso - 21 de dezembro á 20 de janeiro
A lua da renovação da Terra
O ganso pode ser muito severo, mas isso acontece apenas porque, no fundo da sua alma, é um idealista. Gosta de explorar o desconhecido e, por isso, enfrenta a vida com entusiasmo. É perfeccionista e com frequência serio demais. Quer chegar longe e por isso é ambicioso e perseverante, ainda que, ás vezes, possa ser rígido demais. No amor, pode ser egoísta, muito centrado em si mesmo. Deve aprender a rir mais e a ser mais carinhoso com o parceiro.
Amor: Castor, Urso Pardo e Corvo
Deve cultivar:  Socialidade, expressão emocional.
Deve evitar: Dúvidas e pessimismo.
Planta: Framboesa
Mineral: Peridoto
Cor: Branco
Direção: Noroeste
Medicina do Ganso: Caracteriza-se pelo valor inerente à capacidade de manter-se fiel aos próprios princípios e ideais.

Lontra - 21 de janeiro até 20 de fevereiro

A Lua do Descanso e da Purificação

Lontras são brincalhonas e proféticas, criativas e lógicas. Têm altos ideais e tendem a querer mais dos outros do que é razoável. Procuram a verdade acima de qualquer coisa. Lontras são amistosas, intuitivas e têm alto grau de criatividade. Detestam normas e procuram viver de um modo aberto e liberal. São muito originais e têm um grande apreço pela limpeza e a ordem. Pessoas Lontra podem ser excêntricas e muito humanitárias. Às vezes são rebeldes e imprevisíveis. Não são muito carinhosas e procuram viver uma profunda amizade antes da paixão transbordante. Sua maior virtude é a imaginação.
Amor: Corvo, Falcão e Cervo
Deve cultivar: A criatividade, a tolerância e a coragem.
Deve evitar: A excentricidade e a rebeldia.
Planta: Alísio
Mineral: Turquesa
Cor: Prata
Direção: Norte
Medicina da Lontra: A capacidade de conectar com a criança interior, de ser inovador e idealista e desfrutar das tarefas da vida cotidiana.

Lobo - 21 de fevereiro até 20 de março

A Lua dos Grandes Ventos

O lobo é gracioso, tem iniciativa e ama a liberdade. Pessoas Lobo são geralmente muito confiáveis, generosas e com sentimentos profundos pelos seus amados. Seu objetivo máximo é encontrar e cultivar o amor em suas vidas. A qualidade do Lobo é a compaixão e, por causa disso, é uma pessoa sensível, intuitiva e muito criativa. Sempre pronto a acudir quem precisa de ajuda. No fundo, o que o Lobo deseja é que respeitem seu espaço vital e sua liberdade de movimentos. É muito afetado pelos atos e palavras dos outros e é, com frequência, tímido. É, porém, sincero, reflexivo e digno de confiança. No amor é carinhoso, romântico e possessivo.
Amor: Pica-Pau, Urso Pardo e Serpente
Deve cultivar: Intuição, criatividade e compreensão.
Deve evitar: Timidez, se deixar afetas pelas pessoas, ter sua bondade explorada
Planta: Tanchagem
Mineral: Jade
Cor: Azul Esverdeado
Direção: Nordeste
Medicina do Lobo: É a capacidade de atuar de acordo com a intuição e os instintos mais do que com o intelecto.

Falcão - 21 de março até 20 de abril

A Lua das árvores em botão

O Falcão é um mensageiro dos insights. Adaptáveis e abertas, as pessoas Falcão gostam de liderar e podem ser impulsivas de vez em quando. Querem estabelecer a individualidade ao mesmo tempo em que são aceitos pelo grupo. O Falcão é ativo, esforçado e impetuoso. Possui uma grande iniciativa, mas pode tomar decisões precipitadas das quais logo se arrepende. Com muita vivacidade, o Falcão sabe ser extrovertido e audaz. Entusiasma-se com as novas experiências, mas tem dificuldade para perseverar nas tarefas. É pioneiro, aventureiro e afável. Sua missão na vida é guiar os outros. No amor, é rápido, fogoso e muito apaixonado. Acende-se com facilidade e quer conseguir o que deseja a todo o custo.
Amor: Salmão e Coruja
Deve cultivar: Paciência, persistência, compaixão.
Deve evitar: Vaidade, orgulho e intolerância.
Planta: Dente-de-leão
Mineral: Opala
Cor: Verde amarelado
Direção: Nordeste
Medicina do Falcão-Vermelho: O poder da observação penetrante e da capacidade de agir com decisão e energia.

Castor - 21 de abril até 20 de maio

A Lua do Retorno dos Sapos

Prático, estável e muito perseverante, o Castor é um ser carinhoso. Possui uma natureza empreendedora e um instinto possessivo muito poderoso. Alcança a segurança através das posses materiais e pode ser muito autoindulgente e inflexível. Como é muito trabalhador e persistente, o Castor pode alcançar o que deseja nesta vida. Precisa de paz e harmonia para evitar o mau humor. Seu sentido de estética é muito positivo. No amor, é possessivo, mas muito carinhoso. Sua missão na vida é descobrir que a matéria não é a o que mais importa na vida.
Amor:  Pica-pau, Urso Pardo e Ganso
Deve cultivar: Adaptabilidade e compaixão.
Deve evitar: Possessividade, inflexibilidade.
Planta: Trevo silvestre
Mineral: Jaspe sanguíneo
Cor: Amarelo
Direção: Leste
Medicina do Castor: A capacidade criativa para encontrar jeitos alternativos de pensar.

Cervo - 21 de maio até 20 de junho

A Lua do Plantio do Milho

O Cervo é forte, elegante e orgulhoso e pode ser agressivo se provocado. Pessoas Cervo são muito habilidosas e encontram a segurança através das posses materiais. O Cervo é amistoso e tem grande curiosidade intelectual. Mas pode ser também inconsistente, agitado e folgado. Sua natureza é vivaz e versátil. Gosta de falar e está sempre alerta a tudo que acontece ao seu redor. No amor, é mutável. Entusiasma-se com a mesma rapidez com que perde o interesse. Sua missão na vida é aprender a coordenar os diferentes elementos que o atraem. Gosta de mudar o velho pelo novo e detesta a rotina. Ama as mudanças e os desafios, por isto está sempre saltando de um relacionamento a outro, de um emprego a outro.
Amor: Corvo e Lontra
Deve cultivar: Concentração, persistência e simpatia.
Deve evitar: Mudanças de humor, inconsistência e superficialidade.
Planta: Verbasco
Mineral: Ágata
Cor: Laranja
Direção: Sudeste
Medicina do Cervo: Caracteriza-se pela sensibilidade para descobrir as intenções dos demais e aquilo que é nocivo para o próprio bem estar.

Pica-Pau - 21 de junho até 20 de julho

A Lua do Sol Intenso

O Pica-pau é emotivo, sensível e carinhoso. Muito familiar, sabe sacrificar-se por seus seres queridos. Sua missão na vida é aprender a usar sua força emocional no plano material. No amor é muito maternal e romântico. Sabe ser passivo e vulnerável, mas também protetor. Sua imaginação e sua simpatia são muito grandes.
Amor: Serpente, Lobo e Castor
Deve cultivar: O perdão e a intuição.
Deve evitar: Autocompaixão e possessividade.
Planta: Rosa silvestre
Mineral: Quartzo rosa
Cor: Rosa
Direção: Sul-Sudeste
Medicina do Pica-Pau: A aptidão para estabelecer um ritmo regular na vida e a tenacidade para proteger quem se ama.

Salmão - 21 de julho até 20 de agosto

A Lua dos Frutos Maduros

O Salmão esforça-se para voltar para casa após uma longa jornada. Pessoas Salmão amam o lar e são generosas e sensíveis. São também muito imaginativas e, às vezes, têm humor oscilante. Seu objetivo na vida é viver em harmonia com o ambiente. O Salmão veio a este mundo para brilhar e se sobressair. É entusiasmado e seguro e toma a liderança em qualquer situação. Sabe ser enérgico e intransigente, assim como generoso e criativo. Às vezes, pode parecer arrogante e sem dúvida sente-se ferido quando as pessoas não prestam atenção ao que ele quer. Sua missão na vida é encontrar propósito e estabilidade emocional. No amor, é insaciável e passional, mas também generoso e enamorado.
Amor: Coruja e Falcão
Deve cultivar: Tolerância e estabilidade emocional
Deve evitar: Arrogância, egoísmo e intolerância
Planta: Amora silvestre
Mineral: Cornalina
Cor: Roxo
Direção: Sul
Medicina do Salmão: Força e valor para atingir os objetivos, assim como constância para terminar as tarefas.

Urso Pardo - 21 de agosto até 20 de setembro

A Lua da Colheita

O Urso Pardo é perseverante, muito independente e prático. Sabe ser considerado e deseja ser perfeito. Por este motivo, tende a criticar muito a si mesmo e aos demais. Este pode ser seu pior defeito. Mas também é capaz de trabalhar duro e conseguir tudo o que deseja no plano material. Não gosta de mudanças e prefere o certo ao duvidoso. É bondoso e leal e sabe solucionar pequenos problemas da vida cotidiana. No amor é moralista e um tanto reprimido. Analisa demais as relações e, por isso, perde um pouco da naturalidade.
Amor: Ganso e Lontra
Deve cultivar: Otimismo e tolerância
Deve evitar: Ceticismo e crítica excessiva
Planta: Violeta
Mineral: Topázio
Cor: Marrom e Violeta
Direção: Sudoeste
Medicina do Urso-Pardo: A capacidade de resposta, eficiência no trabalho, segurança em tempos de necessidade, e o poder para recobrar a força interior.

Corvo - 21 de setembro á 20 de outubro

A Lua do Voo dos Patos

O Corvo é inteligente, esperto e místico. Pessoas Corvo amam a paz, são idealistas e charmosas. Eles esperam a harmonia na comunidade e devem ficar longe de incertezas e inconsistências. O Corvo odeia a solidão e necessita estar rodeado de gente. Ainda que seja agradável e bondoso, vive muito influenciado pelo ambiente que o rodeia. Se o ambiente é negativo, pode ficar mal-humorado. Também sabe ser idealista e diplomático e gosta que prevaleça a justiça acima de tudo. Veio ao mundo para harmonizar os contrários. No amor, é forte e sensível, mas por demais influenciado pelos desejos e sentimentos de seu parceiro.
Amor: Cervo e Lontra
Deve cultivar: Constância, imparcialidade e inspiração
Deve evitar: Indecisão, incerteza e inconsistência
Planta: Hera
Mineral: Azurita
Cor: Azul
Direção: Sudoeste
Medicina do Corvo: Aptidão para transformar situações negativas ou estéreis em positivas, e a capacidade de superar as limitações.

Serpente - 21 de outubro até 20 de novembro

A Lua do tempo frio

A Serpente é misteriosa e intuitiva, o símbolo da transformação. Pessoas Serpente desejam satisfação e florescem com elogios. Elas precisam de grande disciplina e força de vontade para controlar sua natureza difícil. A Serpente é reservada. Sabe ocultar seus sentimentos debaixo de uma atitude fria. É adaptável, decidida e imaginativa. Extraordinariamente sensível, a Serpente pode sofrer em silêncio e espera o momento propício para devolver os golpes com sua mordedura fatal. No plano positivo, é ativa e imaginativa e muito carinhosa quando se sente querida de verdade. No amor, é intensa, com muitos sentimentos ocultos e, às vezes, algo retorcido. Sexualmente interessada por experiências sem limites, nunca é indiferente ao seu parceiro.
Amor Lobo e Pica-Pau
Deve cultivar: Determinação, adaptabilidade e criatividade
Deve evitar: Egoísmo, arrogância e ciúmes
Planta: Espinheira santa
Mineral: Ametista
Cor: Violeta
Direção: Oeste
Medicina da Serpente: O talento para adaptar-se às mudanças e atravessar com êxito as fases de transição.

Coruja - 21 de novembro á 20 de dezembro

A lua da neve

Corujas são muito observadoras e silenciosas. Pessoas Coruja são inteligentes, bem articuladas e discretas. Seu olho para os detalhes faz delas perfeccionistas. A Coruja necessita de liberdade de expressão. É vivaz e presta muita atenção aos detalhes. Curiosa e adaptável, tende a abarcar mais do que pode. É valente e decidida e sabe ser versátil. Sua natureza é sincera e estudiosa, e pode ser muito compreensiva, ainda que, às vezes, lhe falte tato. No amor, adora a aventura e é atraído por pessoas exóticas. Precisa de variedade e intensidade de sentimentos, mas, acima de tudo, alguém com quem possa conversar e compartilhar seus múltiplos interesses intelectuais.
Amor: Falcão e Salmão
Deve cultivar: Concentração, otimismo e entusiasmo vital
Deve evitar: Autoindulgência e exagero
Mineral: Visco
Cor: Dourado
Direção: Noroeste
Medicina da Coruja: É o poder de discernir as coisas em momentos de incerteza e levar uma vida coerente, com planos a longo prazo.

domingo, 20 de julho de 2014

Simbolos egipcios que estão na Moda

Os símbolos Egípcio que agora viraram moda
porem sera que todos esses símbolos, não escondem um segredo, por trás de sua origem ?
Muitas pessoas comprar roupas e joias, sem saber o que os seus desenham significam e as vezes isso pode ser algo bem ruim, afinal de contas símbolos não são brincadeira, eles podem sim fazer mal ou bem pra pessoa que os usam, mas será que faz bem para as pessoas que estão ao seu redor?
O olho de Hóros:
Como todos sabem Hóros é o deus do céu e de todos os vivos, também muito conhecido como o deus da cabeça de falcão, filho da união do deus Osíris com a deusa Ísis e consequentemente meio irmão de Anúbis o deus dos mortos.  Hóros foi um dos maiores governantes do Egito, neto de Rá o antigo governador de todo o Egito que por fim acabou por deixar para cada um de seus dois filhos uma parte do Egito para proteger e cuidar, porem Set um de seus filhos que governava os desertos, motivado pelo ciumes e pela ganancia, matou o seu irmão Osíris que até então era governante de uma terra fértil e cheia de vida. Após a morte do irmão, Set se tornou governante de todo o Egito fazendo com que o próprio Egito entrar numa época terrível, cheia de terror e seca, com o passar do tempo sem que Set soube-se, a  sua esposa (Néftis) e a esposa de Osíris (Ísis) junto de Anúbis, estavam mumificando Osíris, para que ele permanece do mesmo jeito que estava antes de morrer e com a ajuda da magia de sua esposa, ele consegui o ressuscitar e neste mesmo momento Ísis engravidou de Hóros, enquanto Hóros crescia, firme e forte, o seu ódio pelo tio crescia junto, um dia cansado de ver o seu tio, como governador de todo o Egito, Hóros iniciou uma luta com Set seu tio, porem acabou perdendo a batalha e junto dela o seu olho, mais tarde Hóros substitui o seu olho por um amuleto de serpente e voltou a afrontar o seu tio, só que dessa vez ele consegui o matar Set e por fim se tornou governador do Egito, fazendo dele uma terra prospera e cheia de vida.
 O olho que Hórus perdeu que representava a lua virou um símbolo muito apreciado por todos, mas os únicos que podiam usá-lo eram os farós, que desenhavam o olho dele em volta de seus olhos, pois acreditavam que isso poderia auxiliar muito no renascimento.

Khépri, o escaravelho:

O escaravelho passa o dia inteiro empurrando  uma bolinha feita de suas fezes e com a chegada da noite ele a enterra, entre as dunas de areia, enquanto a femeia procura a bolinha de fezes para poder colocar os seus ovos dentro da mesma. Ao amanhecer, um jovem escaravelho nasce do excremento para de novo iniciar um novo ciclo de vida. Tal como o sol que ressurge da noite, o escaravelho renasce da própria decomposição.  Já o velho escaravelho morre, assim que o outro nasce, é como o sol que todos os dias nasce e morre
Para os egípcios, o escaravelho simboliza a vida que se renova eternamente a partir de si mesmo, ele também significa o inicio de energias novas, protetor de todas as energias ruins que nos seguem pela vida e proporciona uma vida longa e feliz para quem o usa.

A cruz de Ankh:
A cruz de Ankh é um antigo simbolo egípcio que representa a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. Também é muito conhecido pelas bruxas coma a cruz de Ansata, utilizado em rituais de encantamento, fertilidade e adivinhação. Já no antigo Egito todos os faraós antes de morrer levavam a cruz junto as narinas para adquirir a imortalidade, sendo que muitas vezes a cruz era encontrada em hieróglifos, sendo segurada pelas divindades egípcias como se fosse uma chave. Para muitos historiadores tudo leva a crer que a cruz simbolizava para os egípcios "a chave dos portões que separam a vida e a morte", já que estes desenhos eram muito comuns nas piramides mortuárias dos faraós. 
Os Gatos:
Para os Egípcios os gatos eram animais sagrados, que ajudavam os antigos egípcios a combater os ratos uns de seus piores inimigos que infestavam a região, destruindo as colheitas de grãos e cereais, alem de espalhar doenças.  Os gatos alem de serem sagrados eles eram como familiares para as famílias egípcias, que alem de o amarem e de cuidarem deles como se fossem deuses, logo após a morte deles, os egípcios costumavam raspar as sobrancelhas em sinal  de luto. Já as mulheres viam os gatos como simbolo de beleza e acabavam por pintar os olhos de preto, igualmente aos olhos de gatos. Alem de toda essa crença e amor que os egípcios tinham pelos bichanos eles ainda o embalsamavam e sepultavam, logo após a sua morte, isso quando não o mumificavam. Porem essa tamanha adoração custou uma derrota histórica para o império egípcio,  em 600 A.C., quando um comandante persa chamado Cambises II soube que os inimigos da terra do nilo veneravam tanto esse animais, ele não pensou duas vezes e ordenou que seu exercito atacasse o pais das piramides usando uma tática infalível.  Os gatos foram colocados na frente de suas tropas como escudo, para que os egípcios não atacassem. E do mesmo modo que o comandante imaginou aconteceu, os egípcios não tiveram resistência, pois para eles era melhor se render diante dos persas do que cogitar a possibilidade de ferir um ser sagrado. Apesar de toda essa devoção para com os gatos, a muitos anos antes dos egípcios descobrirem que os gatos eram a solução de seus problemas, eles eram servidos como prato principal as margens do rio nilo. Porem tudo mudou agora eles são venerados como deuses e superiores a qualquer outros ser, os gatos também são associados a deusa Bastet conhecida por sua cabeça de gato e por ser uma das grandes divindades da fertilidade.

A Serpente:
A serpente é um réptil que muitas vezes está associado ao mal eminente e a morte que se esconde entre os ramos e as folhas caídas no chão que ao perceber o perigo que os outros seres podem trazer, a mesma dá o bote. Contudo, apesar deste animal ser considerado traiçoeiro e muito venenoso, ele também tem o seu lado bom da historia, sendo representado por diversas culturas como um grande representante da vida eterna, da renovação e do rejuvenescimento.  A serpente acaba ganhando um papel muito importante nestas culturas, como por exemplo o Egito que acredita que este mesmo  animal  é um ser que trás com sigo muita saúde e sabedoria sendo portanto um grande talismã de proteção
Já na mitologia grega-romana acredita-se que a serpente  é um ser de cura que simboliza a grande arte da medicina. Porem na mitologia nórdica a serpente acaba por desempenhar um papel muito mais importante do que se pode imaginar, ela é conhecida como a serpente de Midgard, sendo um dos três filhos de Loki, o deus gigante da trapaça, da magia e do fogo e de Angunboda, a deusa do medo. A mesma acaba sendo capturada pelo deus Odin junto de seus dois irmão Hel e Fenrir, o deus sabendo do perigo que os filhos de Loki podiam trazer, para todos os seres, ele acaba jogando cada um deles em um lugar diferente, Hel é largada no mundo dos mortos, Fenrir é trancafiado em uma ilha e a serpente é  lançada no oceano  e desde então a mesma se torna uma gigante serpente que envolve todo o mundo e também acaba por engolir sua própria cauda, do mesmo modo que Ouroborus a serpente que representa o cosmos, a totalidade e o ciclo sem fim, já que ela pe representada como uma serpente em forma de circulo que como a sua calda.
A serpente também tem  uma grande linhagem de historias e lendas em outros países e religiões, como no cristianismo, no oriente, na china, no xamanismo e até para os astecas. porem apesar das diferentes historias a serpente sempre será vista como algo ruim e maldoso, que pode atacar e matar a hora que quiser, mesmo que sua intenção seja pura para nós sempre será ruim.

Tyet, o nó de Ísis:
Muitas vezes confundida com a cruz de ansata,  pois as duas possuem a mesma forma ovalada, porem as duas simbolizam coisas completamente diferentes, enquanto a cruz de ansata simboliza a a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento, o Tyet era um poderoso amuleto que simbolizava a proteção de  Ísis, a
deusa  fertilidade e da maternidade.  Do mesmo modo que muitos outros símbolos eram colocados ao redor do tumulo do falecido, o Tyet era amarrado no pescoço do morto, a fim de lhe assegurar uma boa viagem para o submundo.



A Pena:
Para os egípcios, a pena tem um significado muito belo, já que a mesma é um objeto tão pequena e frágil, que unida com varias outras de sua especie fás os pássaros voarem  pelo mundo a fora, porem sozinha ela é tão frágil que com um único puxão ela se arrebenta, para os antigos egípcios a pena simboliza a justiça, a mesma é pazada, junto do coração e se caso ela for mais leve  que o coração o homem já morto, enquanto vivo, não forrá um bom homem.



O coração:
os antigos egípcios acreditavam que o coração era a morada da alma e para evitar que ela se escapasse ou fosse maltratada, os mesmos colocavam sobre o peito um objeto em forma de coração. O mesmo objeto era como um talismã, que podia proteger a nossa alma de todos os assuntos ruins que eram ligados a nossa vida afetiva.



O anel de Atlante:
Este anel foi encontrado no templo de Luxor pelo estoriador Howard Carter, e quanto este mesmo homem, junto de mais cinco arqueólogos, descobriram em 1923 na tumba do faraó Tutancâmon, a mesma na porta de entrada tinha um aviso escrito "A morte abaterá com suas asas quem perturbar o sono do faraó". Em poucos meses cada um dos arqueólogos que entraram naquela tumba morreram de forma misteriosa, exceto Howard Carter, que usava o anel de Atlante dês do dia da descoberta da tumba.
O mesmo anel é procurado por pessoas que estudam a energia dos símbolos, essas mesmas pessoas dizem que o anel deve, pelo menos uma vez por mês, ser lavado na água com sal, para assim o anel poder renovar as suas energias positivas e levar embora as energias negativas que ficaram nele, em vez de atacarem o usuário do anel.

sábado, 12 de julho de 2014

Signos Egipcios

O sábio Imhotep inventou o calendário egípcio, a muitos séculos atrás, e mesmo tendo se passado séculos e mais séculos o calendário de Imhotep até hoje é utilizado, só que com algumas diferenças, como por exemplo: o ano egípcio que só se iniciava quando a estrela Sírios surgia no horizonte de Mênfis, a cidade dos primeiros faraós, sendo que nos dias de hoje, o nosso calendário corresponde ao dia 16 de julho o inicio do ano egípcio.
O mesmo calendário foi de grande ajuda para os astrólogos egípcios, que com sua ajuda puderam fazer o horoscopo egípcio que é representado, a cada inicio de mês um deus diferente da crença egípcia, os crentes também acreditavam que cada deus regia as características dos seus protegidos, no caso as pessoas que nascidas sob o tempo de sua governacia.
signos:
16 de Dezembro a 15 de Janeiro
Anúbis: O Deus da morte
Sabem o valor da luta e da própria batalha, aproveitando o seu potencial intelectual para chegar ao sucesso.
16 de Janeiro a 15 de Fevereiro
Bastet: A Deusa do Prazer, da Dança
Altruístas, com excelente humor e dons especiais que podem variar de acordo com cada um.
16 de Fevereiro a 15 Março
Taueret: A Deusa do Nascimento e da Fertilidade
Possui varios nomes entre eles Apet e Opet. São personalidades possuidoras de grande intuição, constantemente confundida com premonição.
16 Março a 15 Abril
Sekhmet: A Deusa da Guerra e da Batalha
São personalidades que têm um poder de atracção e destaque entre as pessoas, fascinando-as com seu estilo singular.
16 Abril a 15 maio
Ptah: O Deus dos Artesões e dos Artistas e inventor das artes
Normalmente é representado por uma pessoa mumificada segurando um ceptro com os emblemas da omnipotência, da vida e da estabilidade.São personalidades que parecem viver descontentes consigo mesmas e com tudo o que as envolve e as rodeia.
16 maio a 15 Junho
Toth: O Deus da Escrita
São personalidades muito enérgicas, que parecem sempre ter a necessidade de estar em movimento para se tranquilizarem.
16 de Junho a 15 de Julho
Ísis: A Deusa da Magia
São personalidades fortes, com múltiplas qualidades, sendo a principal delas a preocupação real com os seres que as rodeiam, dom para o paranormal.
16 de Julho a 15 de Agosto
Rá: O Deus Sol, Rei dos Céus
Ra tem a sabedoria e a força que regem a Terra e o Universo. Por consequência, a força de seus regidos causa impacto e inveja aos demais. Atrai bons fluídos para si e para os que estão ao seu redor, por serem dotados de grande poder carismático.
16 de Agosto a 15 de Setembro
Neith: A Deusa da caça - Protectora de sais
São personalidades com um sentido exacto de justiça e segurança, que adoptam a praticidade em tudo o que as envolve, seja profissional ou emocionalmente.
16 de Setembro a 15 de Outubro
Maat: A Deusa das leis - Verdade e justiça
São personalidades que estão sempre rodeadas por outras pessoas, pois parecem precisar da harmonia que envolve uma relação a dois, acentuando sua dependência.
16 de Outubro a 15 de Novembro
Osíris: O Deus do Mundo Inferior
São personalidades dotadas de obstinação e carácter muito rígidos, justamente por terem uma eficaz compreensão do valor real de seu sentimento e dos sentimentos dos outros.
16 de Novembro a 15 de Dezembro
Hathor: A Deusa do Amor e Prazer

São personalidades que têm um grande senso de sensualidade e auto-confiança.
Anubis
Neith
Ptah
Sekhmet
Bastet
Bastet

Isis
Toth